
Confirmada para o período de 18 a 21 de setembro de 2024 em Diamantina, a sétima edição do Festival de História (fHist) terá como fio condutor a reflexão e o debate sobre a era de extremos em que vivemos, marcada, de um lado, pela propagação do negacionismo e da cultura do ódio e das guerras, e de outro, pela aceleração das mudanças climáticas, que ameaçam o nosso futuro e o planeta. Enfim, tempo de extremos, para o qual o diálogo com o passado oferece caminhos de superação, visto que, como ensinou o escritor José Saramago, sem conhecer a História, nos arriscamos a retroceder à era dos grunhidos e das cavernas.
Sob esta instigante linha temática, o festival promoverá então na cidade onde nasceu em 2011, uma intensa programação de conferências literárias, minicursos e aulões, feira de livros, prosas com autores e sessões de autógrafos, entre as quais se destacam as mesas “Os trópicos entre a ciência e o negacionismo climático”, “História e verdade em disputa”, “Dos arquivos da História para o sambódromo: o desfile das sacerdotisas voduns” e “Lições da História: do extrativismo colonial ao lítio”. Além disso, o 7º fHist promoverá uma inédita programação de atividades artístico-culturais pelas ruas de Diamantina em setembro.
Participação
Apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 7º Festival de História é uma realização da Stratégia e da Nota Comunicação, em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Toda a programação do fHist em Diamantina será gratuita, mediante inscrição prévia no site oficial, e em breve serão anunciados os autores e artistas confirmados, datas e horários das mesas, das atividades educativas, dos lançamentos de livros e dos shows, bem como dos locais onde serão realizados os eventos.
Fique atento às notícias do fHist nas redes sociais, curta e compartilhe.
Simbora para Diamantina em setembro!