Carta de Linhares: a tortura revelada
Filme produzido pela M3 Vídeo, Carta de Linhares traz depoimentos, bastidores e como circulou esse documento de 1969 que denunciava, com detalhes, a prática da tortura pela ditadura civil-militar brasileira. Assinavam a carta 12 jovens militantes do grupo Comando da Libertação Nacional (Colina) presos em Belo Horizonte e que, depois de passarem pelos porões do DOPS, foram levados para a Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora.
Após a exibição do filme às 19hs do dia 20 de setembro, no Teatro Santa Izabel, o médico Jorge Raimundo Nahas, um dos signatários da carta, participa de um bate papo com o diretor do documentário, o jornalista Marcelo Passos.
Estudante de medicina na UFMG, Jorge Nahas foi preso em 1969, libertado e banido do País um ano e meio depois, na troca de 40 prisioneiros políticos pelo embaixador alemão sequestrado no Rio de Janeiro, Ehrenfrid Von Holleren. Nahas exilou-se em Cuba e graduou-se em Medicina pela Universidade de La Habana, regressando ao Brasil em 1979, após a anistia.
Especializado em Cirurgia Geral e Administração Hospitalar, foi presidente da Fhemig e secretário de Políticas Sociais da Prefeitura de Belo Horizonte, entre outros cargos. Aposentado, dedica-se a estudos historiográficos, tendo publicado o livro “A Cruz de Malta nas Montanhas de Minas”.
O que? Sessão comentada do filme Carta de
Linhares
Gênero: Documentário - Duração: 41 minutos -
Classificação: 14 anos
Dia/hora? 20 de setembro, 19h00
Onde? Teatro Santa Izabel - Diamantina
Como participar? Inscrições gratuitas em https://www.hbatools.com.br/7o-fhist__1750