Festival de História
Tempo de Extremos
Tempo de Extremos
Festival de História
Tempo de Extremos
INSCRIÇÔES ESGOTADAS
Festival de História

Destaques

Mais destaques...

Tempo de Extremos

O Festival de História chega a sua sétima edição com um amplo leque de atividades literárias, educativas e artístico-culturais pautadas pela reflexão sobre o grave momento vivido hoje pela humanidade, marcado, de um lado, pela propagação da cultura do ódio e da intolerância, e pelas guerras e, de outro, pela aceleração das mudanças climáticas, que ameaçam o nosso futuro e que têm como primeiras vítimas as populações pobres e periféricas do planeta.

Enfim, uma era de extremos, cuja superação em bases civilizatórias, democráticas e ecológicas e com justiça social, torna imprescindível o diálogo com o passado, pois, como escreveu o escritor José Saramago, sem conhecer a história, nos arriscamos a retroceder à era dos grunhidos e das cavernas.

Todas as atividades do 7º fHist são gratuitas e abertas ao público, graças aos nossos patrocinadores, via Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e às parcerias e apoios institucionais.

Programação

A programação do 7º Festival de História contempla a realização de conferências e mesas de debates, oficinas e minicursos, feira de livros, rodas de conversa e sessões de autógrafos, além de shows, performances e exposições.

Acesse aqui a programação completa.

Diamantina

O 7º fHist começa em Diamantina no dia 18 de setembro de 2024 e vai oferecer até o dia 21 de setembro uma ampla e diversificada programação de atividades, todas guiadas pelo tema Tempo de Extremos.

Como participar

Toda a programação do 7º Festival de História em Diamantina é gratuita e aberta ao público. No entanto, em função da limitação dos auditórios e da emissão dos certificados de participação, é necessária e inscrição prévia no sítio eletrônico do fHist.

Inscrições esgotadas.

3° Seminário

Como nas edições de 2021 e 2019, o 7º fHist realizará em Diamantina um evento acadêmico, o 3º Seminário Nacional, voltado para a apresentação de trabalhos sobre o tema Tempo de Extremos. Serão três sessões durante o Festival, prevendo-se a apresentação de três trabalhos em cada uma.

Potencializado pela disseminação de fake news, que descredibilizam a Ciência e negam a História, o tempo de extremos em que vivemos coloca na ordem do dia a discussão sobre a construção dos regimes de verdades, suas interlocuções e responsabilidades em relação às demandas sociais e ecológicas, e seus vínculos com a ética em seus diversos aspectos. Este é, portanto, o tema do 3º Seminário do fHist, cujos trabalhos deverão versar sobre este debate, em diferentes áreas de conhecimento.

Como participar: as inscrições são gratuitas e os trabalhos devem ser enviados pelo e-mail seminariofhist@gmail.com até 19 de agosto de 2024.

Quando: os trabalhos escolhidos serão apresentados em três sessões, no dia 18 de setembro, de 14 às 15 horas, e nos dias 19 e 20, também de 14 às 15 horas.