Embora em tempos estranhos de negacionismo haja quem insista ainda hoje que a Terra seja plana, uma longa evolução do pensamento científico desvelou não só que o nosso planeta é esférico, mas que gira e se movimenta em torno do sol. A conquista desses conhecimentos, porém, foi penosa, fruto de rupturas e revoluções tecnológicas que fizeram avançar o pensamento científico ao longo da História e será o tema, fascinante, do aulão – Quem colocou a Terra em movimento? -com o professor Eduardo Sarquis Soares, que acontece no Teatro Santa Izabel em Diamantina a partir das 11 horas do dia 22 de outubro.
Professor de Física com Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo desenvolveu, a partir das suas experiências nas salas de aula, linhas de ação voltadas para o conhecimento e ensino das Ciências por meio da História, como a coleção de livros didáticos para crianças “Matemática com o Sarquis”, agora denominada “Matemática com Saladim” e produzida hoje em coautoria com Denise Alves de Araújo. Ele é autor também do livro “Quem colocou a Terra em movimento?”, que intitula o aulão do 6º fHist.
Atualmente, Eduardo Sarquis é professor de Ciência, Tecnologia e Sociedade em cursos de engenharia da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ).
Aulão: Quem colocou a Terra em movimento?
Quando: Sexta-feira, 22/10, a partir das 11h00.
Como participar: para participação presencial, as inscrições estão abertas em https://www.hbatools.com.br/__948.
Serão exigidas a apresentação do cartão de vacinação e o uso de máscara durante o evento.
O aulão será também transmitido pelo canal do fHist no YouTube.