Tempos de Incerteza

6º Festival de História

2021

Obrigado a todxs

28/10/2021
Obrigado a todxs

Apesar da pandemia e dos retrocessos nas políticas públicas de incentivo à cultura e à educação, o Festival de História, realizado em Diamantina (MG) entre os dias 21 e 23 de outubro de 2021, foi um sucesso tanto de reflexão e debates sobre o Tempo de incertezas que vivemos hoje, eixo temático da sexta edição, quanto de público. Gregório Duvivier, Giovanna Heliodoro, Paulo César Gomes, Macaé Evaristo, Renegado, Pilar Lacerda, Valdei Lopes de Araújo, Elza Cataldo, Eduardo Sarquis Soares, Vitória Azevedo, Patrick de Aguilar, Keila Carvalho e Felipe Canêdo, entre outros conferencistas, estiveram frente a frente com o público no aulão, na roda de conversa e nas mesas de debates realizadas no Teatro Santa Izabel e que contaram com a presença de 500 participantes inscritos de todo o País.

Estreando o formato híbrido, o 6º fHist ofereceu nada menos do que 18 horas de programação ao vivo e gratuita nas redes sociais, cravando mais de quatro mil visualizações apenas no seu canal no YouTube. Realizado virtualmente, o 2º Seminário Nacional do fHist, por exemplo, teve 751 visualizações nas três sessões de apresentação de 15 trabalhos acadêmicos que esmiuçaram a temática do Festival: Ética, regimes de verdade e produção científica; Re-existir: culturas, religiosidades e intolerâncias; e Educação entre pandemias.

Já a transmissão ao vivo das nove atividades presenciais do Festival de História no Teatro, que contaram também com a participação remota de convidados, como Leandro Karnal, Dominichi Miranda de Sá e Diego Armus, registrou 3,3 mil visualizações apenas durante os três dias do evento.

“Foi difícil, mais saiu, graças à generosidade e compromisso com a História dos conferencistas convidados e dos participantes que não mediram esforços para estar conosco e refletir sobre este grave momento de incertezas políticas, econômicas, sociais e culturais que o Brasil e o mundo atravessam. A todas e a todos, o nosso muito obrigado”, afirmou o coordenador do projeto, jornalista Américo Antunes, no encerramento do Festival, cuja sexta edição bienal em 2021 marcou o seu 10º aniversário.

Para saber mais: acesse o canal do fHist em https://www.youtube.com/user/fHist2011.