Tempos de Incerteza

6º Festival de História

2021

Pandemia escancara desigualdades da educação

14/10/2021
Pandemia escancara desigualdades da educação

A pandemia de Covid-19 escancarou as mazelas e desigualdades do sistema educacional brasileiro em que, sem dispor de Internet e de condições mínimas para participar das aulas online, nada menos do que quatro milhões de crianças e adolescentes da rede pública perderam o acesso à educação apenas entre 2019 e 2020. Outro dado alarmante revelado pelas pesquisas mais recentes, é que se 57% dos estudantes brancos teriam aprendido alguma coisa durante a pandemia, entre os negros este índice cai para menos de 41%. 

Tema de mesa A educação no olho do furacão do 6º fHist que acontece no Teatro Santa Izabel em Diamantina a partir das dez horas do dia 23 de outubro, o debate sobre os desafios da educação pós-pandemia contará com a presença da professora e assistente social Macaé Evaristo, que é mestra e doutoranda em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com larga experiência na gestão de políticas públicas de educação no País, Macaé foi secretária da extinta Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação.

Defensora de uma educação pública de qualidade para todos com atenção à diversidade e inclusão, a educadora é feminista e ativista do Movimento Negro, além de vereadora em Belo Horizonte.

Mesa de debates: A educação no olho do furacão

Quando: Sábado, 23/10, a partir das 10h00.

Como participar: para participação presencial, as inscrições estão abertas em https://www.hbatools.com.br/__948.

Serão exigidas a apresentação do cartão de vacinação e o uso de máscara durante o evento. 

A mesa será também transmitida pelo canal do fHist no YouTube.