Tempos de Incerteza

6º Festival de História

2021

A educação pós-pandemia

13/10/2021
A educação pós-pandemia

Na projeção de um mundo pós-pandemia, a educação tem papel estratégico na agenda pública de retomada do desenvolvimento dos países, sobretudo no Brasil, onde os impactos do Covid-19 fizeram o número de crianças e adolescentes da rede pública sem acesso a educação saltar de nada menos de 1,1 milhão para 5,1 milhões entre 2019 e 2020. Vital para a superação das enormes desigualdades econômicas e sociais do País, a educação pós-pandemia é tema da mesa A educação no olho do furação do 6º fHist e contará com a participação de uma das mais experientes gestoras do País, a educadora Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, secretária nacional de Educação Básica/Ministério da Educação entre 2007 e 2012.

Graduada em História pela UFMG e especialista em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC-MG, Pilar Lacerda foi professora de História no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio. Ela foi também secretária municipal de Educação de Belo Horizonte, entre 2002 e 2007, presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes de Educação (Undime) e diretora da Fundação SM Brasil entre 2012 a 2020.

Atualmente, Pilar Lacerda é pesquisadora associada da Fundação Getúlio Vargas/RJ e assessora da Rede de Cooperação Intermunicipal de Educação.

Mesa de debates: A educação no olho do furacão

Quando: Sábado, 23/10, a partir das 10h00.

Como participar: para participação presencial, as inscrições estão abertas em https://www.hbatools.com.br/__948.

Serão exigidas a apresentação do cartão de vacinação e o uso de máscara durante o evento. 

A mesa será também transmitida pelo canal do fHist no YouTube.