Tempos de Incerteza

6º Festival de História

2021

Futuro do presente

30/9/2021
Futuro do presente

Ao escancarar as fragilidades de uma sociedade ancorada na infalibilidade da tecnologia, do consumismo ilimitado e do individualismo, a pandemia de Covid-19 potencializou a percepção de outros sinais aterradores, como as mudanças climáticas, que também alertam para a falência de um modelo de desenvolvimento assentado na exploração irracional dos recursos naturais e na concentração de riquezas.  Diante disso, haverá Humanidade em uma História do amanhã, eis a pergunta em questão na mesa de debates Futuro do presente do 6º Festival de História, que acontece em Diamantina entre os dias 21 e 23 de outubro, e que contará com a presença do historiador Valdei Araújo, presidente da Associação Nacional de História.

Professor de História na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Valdei Araújo é autor de diversos livros e artigos científicos nas áreas de História do Brasil e Teoria e História da Historiografia. Entre as suas publicações mais recentes, destaca-se o livro “Almanaque da Covid-19, 150 dias para não esquecer ou a história do encontro entre um presidente fake e um vírus real” em que ele, Mateus Pereira e Mayra Marques enfrentam com sucesso o desafio da História imediata, sincronizando a diversidade de climas políticos locais conformadores de um mundo em pandemia, com atenção especial para o caso do Brasil.

Mesa de Debates: Futuro do presente

Quando: Sábado, 23/10, a partir das 18h00.

Como participar: a mesa será transmitida pelo YouTube, com a participação presencial no Teatro Santa Izabel condicionada aos protocolos sanitários e de segurança vigentes em Diamantina à época.