Campo de estudos e pesquisas cada vez mais abordado pelos historiadores e pesquisadores, a História do tempo presente procura investigar os fatos e eventos a quente, no momento em que acontecem, estabelecendo pontes e conexões entre o passado e o presente. Em tempos de Covid-19, a História das Ciências e da Saúde e de epidemias que assolaram a Humanidade, como a gripe espanhola, nunca foi tão atual e estará no centro dos debates na mesa História entre epidemias do 6º Festival de História, que acontece em Diamantina (MG) entre os dias 21 e 23 de outubro.
Com larga experiência no ensino e pesquisa da História das Ciências e da Saúde, da História Intelectual e Ambiental, a pesquisadora da Fiocruz, Dominichi Miranda de Sá, é uma das expositoras já confirmadas nesta mesa de debates que ocorrerá a partir das 14h30 do dia 22 de outubro, no Teatro Santa Izabel.
Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dominichi é atualmente chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz e professora do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde na mesma unidade, além de diretora da ANPUH-Rio.
Mesa de Debates: História entre epidemias
Quando: Sexta-feira, 22/10, a partir das 14h30.
Como participar: a mesa será transmitida pelo YouTube, com a participação presencial no Teatro Santa Izabel condicionada aos protocolos sanitários e de segurança vigentes em Diamantina à época.