Tempos de Incerteza

6º Festival de História

2021

Encontro com a História

05/7/2021
Encontro com a História

Com uma programação adequada ao “Tempo de incertezas”, eixo temático de sua sexta edição bienal, o Festival de História (fHist) acontecerá em Diamantina (MG) entre os dias 21 e 23 de outubro, em formato híbrido, presencial e virtual. Além das mesas de debates, a programação do Festival contará com o Seminário Nacional do fHist, organizado pelo curso de História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e já em sua segunda edição, oficinas e intensa programação artística e musical no Teatro Santa Izabel e na Escola de Música Maestro Francisco Nunes, entre outros espaços.

Mais uma vez, estarão frente a frente com o público, historiadores, pesquisadores e autores renomados nas mesas de debates, cujos temas são: História entre epidemias; Entre o real e o virtual: História e cinema; História, verdades e mentiras; A intolerância no olho do furacão; Música e poesia entre epidemias; e Futuro do presente. Em formato talk show, as mesas acontecerão no Teatro Santa Izabel, com capacidade de público limitada aos protocolos sanitários exigidos à época, e transmitidas pelos canais do fHist nas redes sociais.

Já o Seminário Nacional do fHist será realizado exclusivamente no formato virtual, com três módulos de submissão de trabalhos e pesquisas: 1. Ética e regimes de verdade; 2. Re-existir: culturas, religiosidades e intolerância; e 3. Educação entre epidemias. Em breve, divulgaremos aqui os caminhos para a submissão dos trabalhos no Seminário.

Cidade musical por excelência, Diamantina oferecerá ainda uma surpreendente programação artística durante o 6º Festival de História, do sacro ao profano, do erudito ao popular. Além disso, as dimensões históricas da musicalidade de Diamantina serão temas das oficinas do fHist e que terão lugar nos belos palcos da Escola de Música Maestro Francisco Nunes, cuja participação do público estará também sujeita aos limites dos protocolos de segurança sanitária vigentes à época do Festival.

Apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por meio do Fundo Estadual de Cultura, com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), da Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, o 6º Festival de História 2021 é uma realização da Stratégia Cultura e Comunicação e da Nota Comunicação, contando ainda com as parcerias da Prefeitura Municipal de Diamantina e da Faculdade de Humanidades/História da UFVJM.

Quando? 21 a 23 de outubro de 2021

Como participar? As inscrições serão abertas em setembro, de acordo com as limitações vigentes à época do Festival.

Onde? Diamantina, Teatro Santa Izabel e Escola de Música Maestro Francisco Nunes