Tempos de Incerteza

6º Festival de História

2021

A História em movimento

14/5/2021
A História em movimento

Como a História revela, as incertezas marcam a trajetória da humanidade, sobretudo em tempos de rupturas, guerras ou epidemias. No Século XIV, a peste negra – bubônica – ceifou milhões de vidas na Europa e no alvorecer do Século XX seria a vez da gripe espanhola – influenza – abalar o mundo. Na História das Américas e do Brasil, as doenças trazidas pelos europeus, como a gripe, o sarampo e a varíola, por exemplo, dizimariam sorrateiramente as populações nativas, sendo tão letais como as guerras e a escravização.

Hoje, o mundo vive uma crise sanitária e humanitária sem precedentes, mas a História oferece lições e aprendizados sobre erros e acertos do passado que, vistos em conjunto, ajudam a compreender melhor as incertezas do tempo presente. Mas muito mais do que um olhar sobre o passado, a História é viva e será sob esta perspectiva que o Festival de História realizará a sua sexta edição em 2021, buscando nas lições do passado, caminhos para a superação da crise atual, cujas entranhas escancararam a falência de modelos de sociedade excludentes e desiguais, erigidos sob dogmas do consumo ilimitado e da infalibilidade da tecnologia.

Assim, sob a ótica da História em movimento, destacam-se entre os temas propostos para reflexão nas atividades do 6ª fHist: “História do tempo presente – a humanidade tem futuro?”, “Lições da História – a gripe espanhola”, “História do negacionismo – do holocausto às ditaduras e pandemias”, “Utopias tropicais – do império luso-brasileiro à independência”, “Protótipos de novas eras – da ordem e progresso ao modernismo” e “Tempos de incertezas – o mundo pós-pandemia”.

Programa 2021 

Diante da imprevisibilidade da imunização da população brasileira e das exigências de distanciamento social, a organização do Festival está trabalhando na construção de uma programação flexível, combinando produções de conteúdos históricos e audiovisuais a atividades virtuais, mas sem perder de vista a possibilidade da realização de mesas de debates, minicursos e oficinas presenciais em outubro, em Diamantina; como é tradição desde a  primeira edição bienal do Festival há dez anos.

Acompanhe as novidades da programação do Festival aqui e em nossas redes sociais. Fique por dentro e participe.

Parcerias

Apresentado pela Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, por meio do Fundo Estadual de Cultura com recursos da Lei Federal nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), da Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal, o 6º Festival de História 2021 é uma realização da Stratégia Cultura e Comunicação e da Nota Comunicação, contando ainda com as parcerias da Faculdade de Humanidades/História da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), da Prefeitura Municipal de Diamantina e do Grupo Band Minas.